Intersessões promove sessões de cinema para escolas públicas



Uma das ações do 4º Festival de Cinema Intersessões foi a realização de Sessões Educativas com as escolas. As crianças sempre tiveram um lugar muito importante no festival e após uma edição de forma híbrida, com um programa educativo online e poucas sessões presenciais, o Intersessões retoma com muita animação as sessões especialmente pensadas para o público escolar.


As sessões aconteceram entre os dias 03 e 07 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças e estiveram presentes mais de 1.200 crianças de escolas públicas municipais e estaduais de Visconde do Rio Branco.


O longa-metragem exibido para as crianças foi “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida, da Bahia. Foram exibidos também, 04 curtas-metragens nacionais que já estiveram na programação do Intersessões em anos anteriores e que fizeram muito sucesso entre as crianças. “Dela” de Bernard Attal, “Lé com Cré” de Cassandra Reis, “O Melhor Som do Mundo” de Pedro Paulo de Andrade e “Médico de Monstro” de Gustavo Teixeira.


Alice dos Anjos
Filme "Alice dos Anjos"

“Livremente inspirado em “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, e em “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. Alice dos Anjos é uma menina negra que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado que usa terno e gravata no fundo do quintal de sua avó, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos que se tornam seus novos amigos. Ela então se unirá a eles na luta contra um influente coronel que, em nome de um progresso cego e centralizado no poder, quer destituir as terras de comunidades tradicionais para construir uma usina hidrelétrica. À medida em que Alice se une aos seus amigos para lutar contra a opressão, ela se perceberá em uma jornada de autoconhecimento e consciência social.



Agradecemos à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Visconde do Rio Branco (@celtvrb ) que nos cedeu o Centro Cultural Mara Pinto de Brito para a realização das sessões. Agradecemos também à toda nossa equipe (@jaderbarretolima , @alinegabriel.art @diego.avoa , @rafaellap.lima), aos funcionários da secretaria e também à Cida (@cidafestaseventos ), que fez muita pipoca a semana toda para a alegria das crianças.


Foi incrível! Nosso desejo é que o cinema seja cada vez mais parte da vida das crianças e que as façam sonhar com outros mundos possíveis!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram